Mulheres da Bíblia : Evódia e Síntique


Conheça a história dessas duas personagens da Bíblia que eram ajudantes do apóstolo Paulo, mas viviam brigando na igreja

Por volta do ano 61 depois de Cristo (d. C.), o apóstolo Paulo estava engajado na propagação do Evangelho. Naquela época estava sendo construída a igreja em Filipos e lá havia duas mulheres, Evódia e Síntique, que embora estivessem trabalhando na Obra de Deus, não concordavam em alguns pontos e devem ter causado muitos problemas, pois Paulo, em uma carta que escreveu aos Filipenses, no capítulo 4, versículo 2, faz uma breve admoestação: “Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor.”
Elas eram importantes para a igreja, mas a contenda entre elas podia colocar tudo a perder.
A solução encontrada por Paulo foi chamar a atenção das duas e pedir também a outras pessoas que as auxiliassem nessa empreitada pela paz, pois ali, na igreja de Filipos, não havia lugar para disputas e fofocas.
Mas isso não aconteceu só naquele tempo, tampouco naquele lugar. Há muitas Evódias e Síntiques na atualidade, que estão disputando atenções e, em vez de ajudar, estão atrapalhando a Obra de Deus.
O apóstolo Paulo não menciona o motivo da discórdia, mas é o que menos importa quando temos diante de nós um objetivo maior, que é ser usado por Deus.
A Bíblia não comenta o que aconteceu depois com essas duas mulheres, provavelmente devem ter deixado as desavenças de lado e se uniram não só para cortar a raiz das discórdias e falatórios, mas para também servir de lição para muitos de nós hoje em dia.

O que podemos aprender com elas
- Às vezes olhamos para alguém que está na mesma batalha com a gente não como aliado, mas como adversário. E na ânsia de ter mais destaque, acabamos atrapalhando a Obra de Deus;
- Ao vermos alguém em discórdia, que possamos orar e ajudar a resolver os problemas que porventura existirem;
- Não devemos formentar comentários e sim cortar o mal pela raiz logo que essa erva daninha começar a brotar.


3 comentários:

picklesbr disse...

Ola Graça e Paz,
que o Senhor continue a vos agraciar com visão de águia no seu Reino pois só assim seremos capazes de evoluir e crescer na Santidade e aperfeiçoarmos o caráter a cada dia.
Pr.Paulo Silva


http://www.palavraefe.org
http://www.palavraefe.com

Anônimo disse...

uma historia muito bonita

Anônimo disse...

A do Senhor Jesus. Nao conhecia essas duas personagens nas escrituras, agora que conheço, usarei como explo para explicar como devemos fazer para que o reino do Senhor Cresça.