Administrar-se - Parte 02


Pense sempre sobre a importância e a urgência das atividades, para que você possa estabelecer suas prioridades. Classifique suas atividades dentro de uma destas definições. Imaginemos um quadrado dividido em quatro partes iguais, e a cada parte chamaremos de quadrante. Em cada quadrante colocaremos as atividades classificadas como:


1) Nem importante e nem urgente
2) Não importante, mas urgente
3) Importante, mas não urgente
4) Importante e urgente

Nem importante e nem urgente : Atividades como bater papo ao telefone, assistir televisão em demasia , podem ser classificadas neste quadrante. Não é nem preciso dizer que não devemos dedicar muito tempo a atividades classificadas como nem importante e nem urgente, não é mesmo?

Não importante, mas urgente : Comece perguntando-se: “Quais serão as conseqüências se eu não fizer isto hoje?” Haveria uma atividade mais importante do que esta para ser realizada hoje?

Importante, mas não urgente : Se você postergar a realização de uma atividade importante, o tempo vai se esgotando e de repente ela se tornará urgente. Melhor fazer um cronograma das atividades e classificá-las para evitar que as atividades importantes se percam entre as urgentes.
Importante e urgente Se você organizar e programar suas atividades, estará evitando que atividades importantes se tornem urgentes.
Eficiência x Eficácia
Para efeito do nosso estudo do tempo, vamos interpretar eficiência como fazer, executar a tarefa; e eficácia como fazer bem feito.
Coisas não importantes, mal feitas
Coisas não importantes e mal-feitas indicam baixa eficiência e baixa eficácia ao mesmo tempo. Para fazê-las mal-feitas, melhor deixar de lado as coisas não importantes e dedicar-se às mais importantes.
Coisas importantes, mal feitas
Esta situação indica a combinação de eficácia com baixa eficiência. Fazer as coisas na correria da última hora é uma forma de obter essa má combinação.
Coisas não importantes, bem feitas
Aqui temos baixa eficácia e alta eficiência. Que tal dedicar o tempo a coisas importantes?
Coisas importante, bem feitas
Quem administra seu tempo com eficácia e executa suas tarefas com eficiência, aumenta as chances de atingir seus objetivos.
Tenha prioridades.  Veja o que tem roubado seu tempo , coisas que você pode fazer em menos tempo  com a mesma eficácia.  Tenha seu tempo com Deus, prioridade máxima!
Comece uma coisa e termine! não deixe pela metade , e lembre-se: Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje!

"Determinarás tu ... , e ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos. ( Jó 22:28)



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