ARTESANATO :DECORANDO LETRAS EM MDF

Veja que lindo presente que você pode fazer presentear alguém...
-->
-->

Letras com combinações de cores e texturas diferentes Numa mesma letra um composé de desenho e cores
Decorar ambientes com letras é muito bacana mesmo. Transforma a decoração e causa muitos reações interessantes além de ser um presente bem " personalizado". Veja as dicas  e como é fácil!

Modelos prontos de letras em MDF Primeiro de tudo você precisa providenciar as letras. É possível encontrar muitas letras, números, símbolos e figuras já recortadas em MDF. Tudo isso em casas especializadas em artesanato. Mas vamos dizer que você quer algo super personalizado. Para você existem lugares que recortam as suas letras a laser, inclusive em vários materiais diferentes. É só levar um arquivo pronto no seu pen-drive que o serviço sai rapidinho. Procure em sua cidade uma loja especializada em sinalização e comunicação visual. Eles vão resolver o seu problema.

Com as letrinhas nas mãos, o que podemos fazer para deixá-las como queremos?
A opção mais fácil é pintar. Com lixa, pincéis apropriados para o tamanho das suas letras, tinta PVA branca para a base e tinta na cor desejada, a sua letra já está pronta.
Veja como é simples:

Lixando a superfície de MDF Pintando com base em PVA branca Pintando com a sua cor escolhida
Lixe muito bem a superfície para retirar todas as imperfeições. Depois limpe toda a poeira. Se a letra é grande, use um pincel chato e largo e pinte com a base branca em PVA. Depois de seco, com o mesmo pincel pinte duas demãos da sua cor preferida.
Use tinta acrílica.
 Pintando você pode montar um painel com letras e vários tamanhos e cores. O charme pode estar exatamente aí.
Mas……. e o que mais? Que tal a boa e velha decoupagem?
A vantagem da decopage, é que você pode inserir detalhes em suas letras que seriam complicados de pintar à mão livre.
Para isso basta ter os papéis de sua preferência e uma boa cola para decoupagem.
Se você quer decorar um quarto de bebê ou de adolescente, além da decoupagem dá para inserir pequenos detalhes nas letras. ( As folhas para decoupagem, você também encontra em lojas para artesanato)

Montando uma composição de estampas diferentes Aproveitando bem o papel na decoupagem
Marque com um lápis o contorno da sua letra e recorte com estilete. Depois cole. Aproveite bem os espaços do seu papel e crie diferentes padrões.

Depois de pronto, dá para inserir detalhes com cola quente, como pequenas flores e borboletas, dando um toque bem delicado nas suas peças. Letras de madeira decoradas com decoupagem e detalhes infantis


Agora vamos ver esse passo-a-passo com mais detalhes e com algumas dicas importantes.

Pinte a letra de madeira com a base PVA branca Recorte o molde da letra no papel Passe cola para decoupagem
Você já lixou, limpou e pintou com a base branca de PVA. Assente a sua letra sobre o papel de decoupagem e marque o contorno com um lápis. Recorte com o estilete. Passe cola de decoupagem no verso do seu papel. Não exagere na quantidade.

Encaixe o papel sobre a letra com muito cuidado Assente e alise o papel cuidadosamente Recorte os detalhes da  letra em outro papel
Com cuidado ajuste o papel sobre a letra de madeira. Vá alisando cuidadosamente com os dedos até encaixar. Recorte em outro papel as partes de baixo das letras para criar um composé.

Passe cola no verso do papel Encaixe os detalhes sobre a letra com cuidado Finalize passando mais uma camada de cola de decoupagem
Passe a cola de decoupagem no verso dos detalhes. Cole cuidadosamente até conseguir um encaixe perfeito. Para finalizar passe mais uma camada de cola de decoupagem.

Quer uma outra dica bem bacana?  Use tecido para a sua decoupagem. É o mesmo processo e vai ficar lindo!
Com essas dicas já dá para criar muitas coisas legais para o quarto das crianças, para a sua cozinha, e para outros espaços especiais da sua casa.
Agora vá lá e divirta-se decorando.


3 comentários:

Paully Santos disse...

O bom dessas dicas de decoração que a senhora tem publicado aqui no blog é que elas são bastante faceís de fazer. No meu caso que não levo muito jeito para isso, quanto mais fácil melhor.

Abraços!

Unknown disse...

oi !
Que bom q gostou, é super fácil de fazer, qdo vc fizer me avisa kkk
Um beijo

Soll* disse...

Oi Rose.
Obrigada pela visitae pelo voto.
Passei para conhecer seu cantinho. Adorei as letras, o arranho, (ficou lindo! adoro amarelo), ah..e também a receita do bombom de morango. Uma delicia. Fiz algumas vezes em casa, não sobrou nada! rss
Beijo.
Soll