Dica de como colocar a mesa...

Respondendo a uma amiga  com dúvidas na hora de colocar os talheres na mesa, estarei postando esta dica. Chega de desespero na hora de ver os  vários talheres na mesa! Lembre-se sempre, opte por cores neutras, e mesmo que a ocasião for simples,  leve em conta sempre os detalhes.   Aí vão as dicas! espero que gostem!

- Toalhas de tecido são as mais indicadas para este tipo de ocasião ( receber visitas). Escolha uma cor ou padrão que combine com a louça que será utilizada. Eu tenho uma toalha branca, como me ajuda!

*** A título de conhecimento- caso você seja convidado  e se depare com muitos talheres e taças, já saberá para que servem ! Os copos ( taças) devem ficar do lado direito do prato, sempre em ordem decrescente de tamanho, de dentro para fora : o maior para água, o do meio ( vinho tinto) e o menor  (vinho branco), você pode  fazer substituição..  Estarei ensinando a colocação da mesa no geral, de acordo com as regras de etiqueta "vigente" . A taça de champanhe,  deve estar atrás ( a título de conhecimento- caso você seja convidado  e se depare com muitos talheres e taças, já saberá para que servem !)Veja a ordem: ( esta listagem abaixo  é para um jantar formal, um jantar informal, você utiliza apenas a colocação do garfo do lado esquerdo, faca do lado direito, talheres de sobremesa   na parte de cima do prato e o copo do lado direito na mesma direção da faca e o guardanapo do lado do garfo ou sobre o prato- fica a seu critério-  mesmo sendo algo informal, utilize a maneira correta para colocar os talheres, mesmo com poucos recursos    mas tendo zelo e capricho  a mesa poderá ficar linda!
1 Sousplat
2 Prato raso
3 Prato fundo
4 Prato para pão
5 Garfo para peixe  ( caso for servir peixe)
6 Garfo comum
7 Faca comum
8 Faca para peixe
9 Colher de sopa

colocação da mesa

10 Faca de sobremesa
11 Garfo de sobremesa
12 Colher de sobremesa
13 Faca para manteiga
14 Taça- água
15 Taça- vinho tinto
16 Taça- vinho branco
17 Taça -champanhe
18 Guardanapo


O uso do sousplat é indicado. Essa peça serve como base no momento da troca dos pratos durante o jantar. Deve ser mantido na mesa até a última refeição servida, incluindo sobremesas. Nunca coloque o prato fundo ou qualquer recipiente com alimento líquido quente sobre a mesa. Use sempre um prato raso ou se tiver um sousplat como base.
Apesar da maior parte das pessoas usar o garfo para conduzir o alimento até a boca com a mão direita, ele deve ser colocado do lado esquerdo do prato.
Como a maioria da população é destra, a força necessária para o corte dos alimentos deve ficar na mão direita, local correto de colocação da faca.
Seja sempre hospitaleira, faça seu melhor, pois em tudo devemos glorificar o Nome de Jesus! Coloque a mesa para seu esposo, você que é solteira, faça isso  em sua casa, use a criatividade, e nada de desculpas! Para tudo se dá um jeito, basta querer!   Quando for colocar a mesa, utilize o que tiver  em mãos e dê um toque especial, não custa nada , lembre-se um detalhe faz toda diferença!



1 comentários:

Fabi disse...

Amei, vou começar a colocar a mesa para as refeições diárias.