Faça você mesma... Flor de tecido

Flor feita em seda para diversas aplicações

Como sabem , os detalhes fazem toda diferença! Separei hoje para você  aprender a fazer uma belíssima flor de seda para enfeitar roupas, cabelos, bolsas e o que mais desejarem. Experimente colocar ela em uma camisa branca  , verá a diferença que faz!
Escolham tecidos firmes. A dica é usar seda ou tafetá de seda para que fique mais elegante, mas você pode fazer em outros tecidos desde que eles fiquem firmes.
Outra dica é que depois de cortar as pétalas, você pode tanto deixar no corte bruto ou, como no modelo acima, queimar rapidamente as bordas com uma chama baixa. Dá um belo efeito e  vale a pena porque não irá desfiar!
Para cada flor são cinco pétalas do mesmo molde. Comece preparando o molde num papel firme.

A medida do molde é de 7,6 cmDobre o molde ao meio
Corte o papel num quadrado de 7,6 cm.Dobre o molde ao meio.

Dobre agora no terçoDobre a outra ponta até alinhar
Divida a parte de cima em três e  marque o centro da parte de baixo. Dobre nesse terço como na imagem.Dobre a outra ponta até alinhar as bordas como na imagem.

Dobre na metadeRecorte como na imagem
Dobre na metade, juntando as bordas.Corte a ponta superior conforme demonstrado na imagem.

Desdobre e veja como ficou o moldeCorte cinco pétalas no tecido
Desdobre e veja o molde pronto. Deve ficar assim.Corte no tecido escolhido cinco pétalas conforme o molde e um pequeno pedaço de entretela para a base.

Confira a proporção dos miolos de cada pétalaComece com um miolo de 1 cm de diâmetro
Preste atenção no comparativo dos círculos dos miolos de cada pétala. Essa será a proporção de aumento de uma para a outra.Alinhave no centro da primeira pétala um pequeno círculo de 1 cm de diâmetro.

Puxe o alinhavo e fixe na entretelaPuxe a linha do alinhavo de modo a formar um miolinho estufado para a parte de fora da pétala, como na imagem.
No avesso, costure essa primeira pétala na entretela. Todas as outras pétalas também serão costuradas nessa mesma entretela.
Isso dará sustentação à sua flor.

Lembre-se que a próxima pétala terá o círculo do miolo um pouco maior. Reveja a imagem das moedas mais acima, para se situar. Ao aumentar gradativamente o tamanho do círculo do miolo, você estará diminuindo o tamanho da pétala e dando volume à flor, além de um formato mais elegante ao miolo.

Encaixe a segunda pétala no miolo da primeiraPuxe o alinhavo
Repita o processo do alinhavo do miolo, usando a mesma linha que costurou a primeira pétala. Puxe o alinhavo e fixe na entretela através da primeira pétala.Essa será a aparência. O miolo da primeira pétala ficará encaixado dentro do miolo da segunda pétala ao alinhavar. Assim será também com as próximas pétalas.

Costure a terceira pétala da flor de sedaCosture a quarta pétala encaixada na terceira
Repita com a terceira pétala, aumentando o tamanho do miolo.Faça o mesmo para a quarta pétala.

Costure a última pétala e ajeite o mioloVeja como ficou o avesso da entretela
E o mesmo para a quinta. Perceba como ficou o miolo.No verso a entretela estará assim, afinal todas as pétalas foram costuradas à ela.

Recorte em torno da costuraRecorte a entretela em volta da base costurada e sua flor estará pronta.

O segredo da beleza dessa flor está em intercalar as pontas das pétalas no momento da montagem e ajustar a forma como elas se ondulam quando você puxa o fio do alinhavo.
Outro detalhe é encaixar um miolo dentro do outro para que o último fique bem estufadinho.
No final afofe as pétalas para que a flor ganhe vida. Essa flor você pode aplicar sobre peças de roupas, cintos, enfeites de cabelo e o que mais desejar.

Espero que tenham gostado!

A.D


2 comentários:

tia Debora disse...

Ola
Obrigada pela visita, vim retribuir e estou te seguindo.
Bjus

Cuidado! Estou cozinhando. disse...

Excelente o seu blog, parabéns!
Bjus