Evite palavras ásperas...



“ O coração do justo medita no que há de responder” ( Pv 17:28)

Esta é a história de um menino que não tinha paciência com as pessoas. Um dia seu pai entregou-lhe um saco de pregos e lhe propôs que, cada vez que perdesse a paciência, ele pregasse um prego atrás da porta.

No primeiro dia, o menino pregou 37 pregos atrás da porta. Nas semanas que seguiram , á medida que ia aprendendo a controlar seu "gênio", o garoto pregava cada vez menos pregos atrás da porta . Com tempo, ele descobriu que era mais fácil se controlar  que pregar pregos atrás da porta. E finalmente chegou o dia em que o menino conseguiu controlar-se o dia inteiro. Depois de contar a novidade ao seu pai, este sugeriu ao filho que, cada dia que conseguisse controlar-se, fosse retirando um prego atrás da porta. Os dias se passaram , até chegar aquele em que o jovem pôde , finalmente, anunciar ao pai que não havia mais pregos pregados atrás da porta  e ele estava feliz por isso.

O pai pegou o filho pela mão , levou-o até a porta esburacada e disse:

- Meu filho , você trabalhou duro , e eu sei, mas veja quantos buracos há agora na porta... Ela nunca mais será a mesma. Cada vez que você perde a paciência, não pensa em como colocar suas palavras , deixa cicatrizes exatamente como estas aqui. Você pode insultar alguém e depois pedir desculpas, mas dependendo da maneira que você falou, poderá deixar marcas para sempre.

Vigie a maneira como você fala . As vezes você tem falado a coisa certa mais na hora errada ou até mesmo de maneira errada, vigie, procure ver se as palavras proferidas serão melhor que o silêncio... se caso não forem, cale-se!  Veja como devemos tomar cuidado com e como  falamos. Se não fosse tão importante , não teríamos tantas instruções á respeito:

"Quem retém as palavras possui o conhecimento " (Pv 17:27)

"O que guarda a boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruína" ( Pv 13:03)

"No muito falar não falta transgressão , mas o que modera os lábios é prudente. Prata colhida é a língua do justo". ( Pv 10: 19)

Vou deixar apenas estes versículos para você meditar esta semana . Como e o que você tem dito?? As vezes você pode me dizer que é o “ seu” jeito .. mas aqui vai um recadinho: se o “seu” jeito tem atrapalhado Deus de agir em você, então é sinal de que precisa haver mudanças para que o “seu” jeito seja o “jeito"  de Deus em você. É fácil? Não!!  mas é uma batalha a ser vencida diariamente!

3 comentários:

Rose Volantê disse...

Muito linda essa mensagem e é a mais pura verdade, agindo por impulso, pela nossa vontade impedimos DEUS de agir através de nós...devemos ouvir a voz de DEUS, e servos não possuem seu jeito próprio e sim devemos ser instrumentos de Deus...AMEIIIIIII......

amanda disse...

Muito Lindoooooo.

Tantas vezes agimos sem pensar e podemos estar impedindo Deus de nos dar a nossa benção!!

Simone disse...

Olá dona Rose, arrebentou, mto forte... realmente falou tudo nesse estudo, nele podemos aprender a vigiar mais nas nossas atitudes cometidas concientemente e ate mesmo inconciente e assim poder se refrear e não comete las mais,,, Deus abençoee mto mto mto a sra.... Beijinhos*