"Pedro , tu me amas?" O que isso significa?



O livro de João foi escrito originalmente em grego. Em grego, existem duas palavras distintas que significam amor: Agapao e Phileo. No original Agapao significa o amor princípio, o amor que Deus tem para conosco, infinito e puro. Phileo é o amor sentimento que podemos ter por um amigo, por atração física, etc. O amor agapao ou agape, é um amor mais amplo que o amor phileo.
Quando Jesus pergunta para Pedro se ele o ama, Jesus usa o verbo Agapao, querendo saber se Pedro é capaz de amá-lo com todo o seu coração, de forma profunda e incondicional. Contudo, Pedro responde que o ama com o verbo Phileo, ou seja, Pedro o amava de forma incompleta.
Lembra-se quando Pedro negou a Jesus antes da crucificação? Pedro tinha dito a Jesus que jamais o negaria, mas na hora H, ele falhou. A Bíblia relata que Pedro chorou amargamente depois disso.
No capítulo de João, onde Cristo tem esta conversa com Pedro, Jesus faz a mesma pergunta três vezes, para que Pedro refletisse na resposta que estava dando, e reconhecesse que não podia ser fiel a Deus sem a ajuda de Cristo.
Mas algo surpreendente ocorre na terceira vez que Jesus pergunta a Pedro “você me ama?” (João 21:17) Jesus agora usa a expressão phileo. Dando a entender que Jesus aceita o amor de Pedro por ele, mesmo sendo limitado pela fragilidade humana.
Tanto é assim que na terceira vez, Pedro responde: “Senhor, tu sabes que eu te amo (Phileo)”. É um amor imperfeito, que necessita da graça de Deus para se tornar Agapê, mas é o que Pedro tinha para oferecer a Jesus, tendo fé de que seria transformado pela graça de Deus.
O que é maravilhoso é que Jesus aceita este amor imperfeito que Pedro e todos nós temos para com ele.
Mais que isso: Jesus nos convida a sermos Seus colaboradores em servir a humanidade. Ele diz à Pedro: “Apascenta as minhas ovelhas”. (João 21:17)
Obviamente Deus quer que todos tenhamos o amor Agapê em nosso coração. Mas a vida cristã é uma vida de aprendizado contínuo. É a graça de Deus, através do Espírito Santo, trabalhando em nosso coração a cada dia, que vai fazer uma transformação em nosso coração, até atingirmos o ideal que Deus quer para a nossa vida. Buscando a Deus através da oração sincera, e do estudo humilde da Bíblia a cada dia, podemos deixar que o Espírito Santo complete a obra em nós.
Quando lemos nos evangelhos sobre Pedro, vemos um homem rude, grosseiro, sem paciência alguma, partindo para bater e cortar a orelha do servo do sumo sacerdote, orgulhoso, ranzinza.
Contudo, ao lermos as epístolas que o Pedro escreveu, vemos que é um outro homem, um homem que se deixou converter pelo Espírito Santo de Deus, um homem que estava cumprindo fielmente o chamado que Cristo tinha feito à ele: “Apascenta as minhas ovelhas”.
Para apascentar ovelhas, para cuidar da vida espiritual de outras pessoas, é necessário paciência, humildade, consagração, comunhão diária e ininterrupta com Deus. Ao ler I e II Pedro, vemos um homem verdadeiramente convertido. Alguém que tinha passado a viver em maior quantidade o amor agapê.
Temos na Bíblia quem foi Pedro, e em que ele se tornou, com o poder de Deus. Ele é um dos exemplos que Deus coloca em sua palavra para que nos animemos, na certeza de que o que Deus fez por Pedro, fará também por nós
Te ajudou?
Me escreva :)
Nos vemos amanhã ...

0 comentários: