Quem escreveu o livro de Jó?


Especula-se ao longo dos tempos quem foi o autor do livro de Jó. Alguns dizem ter sido Moisés, outros dizem que o próprio Jó escreveu; vamos ver hoje algumas características do livro que talvez nos ajude a descobrir quem realmente escreveu esse livro, que conta uma magnífica história de paciência, sofrimento e libertação.

Antes de qualquer coisa, vale ressaltar que toda história de vida de Jó não foi mera invenção de um  autor; Jó existiu e todos os acontecimentos mencionados no livro são verdadeiros. Nós vemos que Jó era neto de Jacó (Gênesis 46:13) e que o próprio Deus citou Jó como sendo um homem justo (Ezequiel 14:14,20).

Mas o fato é que se torna muito difícil provar, sem contestação, quem foi o autor do livro de Jó, mas há fatos que dão a entender que, em sua maioria, ele foi escrito por uma só pessoa, antes da entrega da Lei de Moisés. Também pode ser que o livro tenha sido escrito por mais de uma pessoa - Jó e Moisés, possivelmente. Suponhamos que Jó tenha escrito todo o relato de sua vida e Moisés tenha finalizado o livro, registrando o fim da vida de Jó.

Vejamos alguns pontos que nos levam a uma melhor compreensão e que talvez nos ajudem a descobrir a autoria desse livro.



  • Quem quer que o tenha escrito, recebeu uma revelação de Deus a respeito das cenas e conversas no céu entre Deus e Satanás, conforme capítulos 1 e 2.
  • Os detalhes das conversas entre Jó e seus amigos, possivelmente foi relatado por alguém que presenciou tudo - talvez pelo próprio Jó. Se foi alguém além de Jó que escreveu essa parte do livro, ele obteve o registro da conversa com alguém que esteve presente ou, mais uma vez, a inspiração foi totalmente divina.
  • O livro foi, sem dúvida, escrito por um judeu, assim como os demais livros do Antigo Testamento; afinal a revelação de Deus veio primeiro aos judeus. (Romanos 3:2)
  • O livro foi escrito antes de Deus entregar a Lei à Moisés; não vemos nele nenhuma referência à lei ou a qualquer instituições dela.
  • Depois de passar por todas as calamidades, Jó viveu mais 140 anos de bonança (Jó 42:16), isso fez com que ele ainda estivesse vivo na época que Moisés estava no deserto.
  • Sabendo que Jó teve 140 anos de bonança depois de seu sofrimento, acreditamos que ele teria tempo suficiente para escrever com todos os detalhes os relatos de sua vida. Com ajuda da inspiração divina, isso se tornaria ainda mais fácil e provável, seja lá quem tenha escrito o livro.
  • Levando em conta que Moisés recebeu revelações acerca da criação do mundo e de várias outras coisas que ele não presenciou e estão escritos no Pentateuco, o livro de Jó também poderia ter sido escrito sob revelação divinal.
  • É certo que Moisés e Jó viveram na mesma época no vasto território desértico que vai da Arábia-Petra ao golfo Persa. Moisés ficou 40 anos apascentando as ovelhas de Jetro nessa região, a mesma onde Jó vivia. Inclusive existe a possibilidade de os dois terem passado algum tempo juntos e, consequentemente, Jó poderia ter passado os relatos de sua vida para Moisés antes deste retornar ao Egito.
  • Uma coisa é absolutamente certa: Moisés aceitou esse livro como parte da revelação divina aos hebreus e o transmitiu às futuras gerações

  • Diz a tradição que o livro foi escrito por Moisés, o que seria um caso de revelação. Mas existe também a possibilidade de Moisés ter recebido (talvez de Jó) a parte poética do livro e acrescentado a parte histórica e o final da vida de Jó.
  • Uma coisa nós podemos dizer do livro de Jó com certeza total: Ele foi definitivamente inspirado por Deus.


Quem escreveu o livro de Jó?
Foi Moisés? O próprio Jó? Os dois escreveram em conjunto?

Não sabemos ao certo, mas ficam aí fatos e especulações que nos levam a pensar sobre a autoria desse livro que conta uma das mais extraordinárias histórias de sofrimento, paciência, confiança em Deus e provisão divina.

Talvez não teremos certeza sobre quem realmente escreveu esse livro, mas  tanto Moisés quanto Jó, inspirados por Deus, escreveram o registro; porém, resta-nos usar a experiência de Jó para que nossa confiança em Deus seja cada vez maior e que possamos ter plena certeza que o nosso Redentor vive!

Elizr

Nos vemos amanhã!

0 comentários: