A constituição da Família ( Última Parte) - Educação dos Filhos


-->
A palavra de Deus afirma: “ensina a criança no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.” (Provérbios 22.6). Os filhos são a imagem dos pais; se estes procedem mal. Os filhos também precederão mal, mas se virem temor a Deus por parte dos pais, também terão o mesmo temor e, certamente, serão instrumentos em suas mãos. Uma criança jamais nasce um bandido, assassino, ladrão ou coisa semelhante. As circunstâncias que a cercam a impele para o mal ou o bem, ou seja, são a sua escola. Considerando a Palavra de Deus, no ensino de que a mulher sábia edifica a sua casa, cabe a mulher a responsabilidade da estrutura básica do seu lar. E a educação dos filhos faz parte desta estrutura. É a mulher que cuida da casa, providência o alimento para as crianças, lava a roupa, enfim, cuida de tudo o que se relaciona aos membros da sua família. Assim, seus filhos ficam a observá-la atentamente. Além disso, há da parte de mulher uma transferência de caráter para os filhos muito maior do que por parte do pai, que quase sempre está trabalhando fora de casa. Assim sendo, ela tem a maior carga de responsabilidade na edificação da sua casa. Ora, quando a mulher é de Deus é quase impossível que os seus filhos não sejam também de Deus, pois todo o seu ser é usado pelo Espírito Santo. Ela é como uma fonte de vida, e aqueles que conviverem com ela obrigatoriamente beberão das suas virtudes.
A mulher de Deus sabe cuidar e educar os seus filhos com o princípio básico da própria sabedoria, ou seja, o temor ao Senhor. Todos os seus ensinamentos sempre visão a incutir no inocente coração deles o temor a Deus. Veja o que o Espírito de Deus diz, por intermédio do rei Salomão:“Para entender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência; para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a eqüidade; para dar aos simples prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso. Ouça o sábio e cresça em prud~encia; e o instruído adquira habilidade para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios. O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.”Provérbios 1.2-7
A mãe chamada “moderna”, que não tem nenhum compromisso com o Senhor Jesus, está preocupada em colocar seus filhos em ótimos colégios, para que eles tenham a melhor cultura deste mundo, assegurando-lhes assim um futuro promissor. A mãe que é verdadeiro instrumento do Espírito de Deus procura fazer os seus filhos buscarem em primeiro lugar o Reino de Deus e a Sua justiça. Ela cuida para que eles não venham a ser influenciados por programas de televisão ou jogos infernais, mas que sejam tementes a Deus e nunca percam as reuniões dominicais na igreja. Enfim, ela cuida para que haja ema formação genuinamente cristã no caráter de seus filhos. O Espírito de Deus chama este tipo de mulher de virtuosa, e assim comenta a seu respeito: “ A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações. Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão de preguiça. Levanta-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.”Provérbios 31.25-30


 Última  Parte do cap. 5  - Livro Perfil da Mulher de Deus ... não perca a continuação  do livro nos próximos posts! Falta pouco para o término do livro, lembre-se são 09 capítulos! Não perca!

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi amiga, obrigada pela visita ao meu blog.Aceitei o convite e vim conheçer seu espaço, pode ter certeza q virei mais vezes, adorei!
Grande beijo

Unknown disse...

Oi Ana Lúcia!
Obrigada pelo carinho e pela visita! Deus a abençoe!
Beijinhos!